A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) lançou nesta sexta-feira (23) a 3ª edição da revista Defender, publicação impressa e digital que reúne as ações realizadas pela instituição no primeiro semestre de 2021.
Com a manchete “Por uma cheia de direitos”, a publicação destaca, entre outros feitos, a atuação inédita da Defensoria junto à população afetada pela subida dos rios no Amazonas e as ações para fiscalizar o poder público na assistência aos amazonenses. A revista é semestral e está disponível para leitura e download no endereço https://bit.ly/RevistaDefender3.
O periódico evidencia que mesmo em meio a segunda onda da pandemia de Covid-19, que causou uma crise nunca vista na Saúde do Estado, a Defensoria teve grande atuação na capital e no interior para garantir direitos da população em diversas áreas. Entre e
las, direito do consumidor, idoso, violência contra as mulheres e saúde, com atuação para a transferência de pacientes para tratamento em Manaus, obtenção de leitos de UTI, medicamentos e vacinação contra o coronavírus, a exemplo da ação que resultou na imunização de grávidas e puérperas sem comorbidades.
A matéria central intitulada “Cidadania que vem pelas águas” é um reflexo do trabalho da instituição para acompanhar municípios atingidos pela cheia, estar perto da população, ouvir suas necessidades e criar ações para minimizar impactos da subida dos rios.
Também estão entre os temas que podem ser conferidos na revista a atuação e busca por direitos após mais um caso de violência obstétrica no interior do Amazonas, o trabalho incansável de defensoras e defensores públicos para manter o atendimento, em meio à crise de Covid-19, além de uma matéria sobre a nova unidade da Defensoria que será inaugurada no “Shopping T4”, na Zona Leste de Manaus, entre outras.
A 3ª edição da revista Defender ainda apresenta uma entrevista com a defensora pública Juliana Lopes, coordenadora do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NUDECA). Ela fala sobre adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, e transforma o diálogo em lente de contato para quem quer humanizar o olhar aos adolescentes em conflito com a lei. A entrevista ainda apresenta os desafios, avanços e caminhos para o socioeducativo.
A publicação também possui um artigo assinado pelo defensor público Messi Elmer Castro, que explica o que é um acordo de não-persecução penal. Um diferencial da publicação é o conteúdo extra que pode ser acessado por meio de QR Code. Em várias páginas, basta apontar o smartphone para ter acesso ao material.
A revista tem produção editorial da Diretoria de Comunicação da DPE-AM, sob a coordenação do jornalista e diretor André Alves, edição do jornalista Vitor Gavirati, projeto gráfico dos designers Natália Nakashima e Paulo Maciel, e imagens do repórter fotográfico Clóvis Miranda. Os textos são de autoria dos jornalistas André Alves, Florêncio Mesquita, Ítala Lima, Márcia Guimarães e Vitor Gavirati.
Foto: Clóvis Miranda/DPE-AM