Comissão Eleitoral e Apuradora divulga lista prévia dos candidatos inscritos; eleição está marcada para acontecer no dia 14 de novembro
A Comissão Eleitoral e Apuradora divulgou, na quinta-feira (23), os nomes dos candidatos inscritos para a eleição da formação da lista tríplice para Defensor(a) Público(a)-Geral do Estado e para a nova composição do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), ambos para o próximo biênio (2026-2027).
Aberto com a publicação da Resolução nº 32/2025-CSDPEAM no Diário Oficial Eletrônico do dia 9 de outubro, o prazo para as inscrições encerrou nesta quarta-feira (22).
Conforme a resolução, a eleição interna dos defensores públicos do Amazonas está marcada para acontecer no dia 14 de novembro.
Confira a lista prévia dos candidatos inscritos, em ordem alfabética:
Candidatos ao cargo de Defensor(a) Público(a)-Geral:
1 – Adriana Monteiro Ramos Tenuta
2 – Caroline Pereira de Souza
3 – Helom César da Silva Nunes
4 – Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa
5 – Sarah de Souza Lobo
Candidatos a Membros do Conselho Superior
1ª Classe:
1 – Eduardo César Rabello Ituassú
2 – Manuela Cantanhede Veiga Antunes
3 – Melissa Souza Credie Borborema
4 – Péricles Duarte de Souza Júnior
2ª Classe:
1 – Arlindo Gonçalves dos Santos Neto
2 – Dâmea Mourão Telles de Menezes
3 – Danilo Germano Ribeiro da Penha
3ª Classe:
1 – Murilo Rodrigues Breda
2 – Theo Eduardo Ribeiro Fernandes Moreira da Costa
3 – Thiago Torres Cordeiro
4ª Classe:
1 – Daniele dos Santos Fernandes
2 – Emilly Bianca Ferreira dos Santos
3 – Ênio Jorge Lima Barbalho Junior
4 – João Gustavo Henrique de Morais Fonseca
“Essa fase inicial ocorreu sem qualquer intercorrência. Agora, damos início o prazo para a eventual impugnação dos inscritos, que vai até o dia 28 deste mês”, explicou o presidente da Comissão Eleitoral e Apuradora, o defensor Everton Sarraff Nascimento.
A comissão decidirá as impugnações até o dia 31 de outubro e, na sequência, publicará a lista com os candidatos aptos. Um debate entre os candidatos à Defensoria Geral será realizado pela comissão no dia 11 de novembro, marcando a reta final da campanha.
Durante a votação, cada defensor poderá votar em até três nomes para o cargo de Defensor(a) Público(a)-Geral e em até oito nomes para a composição do Conselho Superior, sendo dois de cada classe, dentre aqueles regularmente habilitados e constantes da cédula eleitoral elaborada pela comissão.
Após apurar os votos, a comissão proclamará os resultados da composição da lista com os oito candidatos eleitos para o Conselho Superior e da composição da lista tríplice dos candidatos mais votados para a Defensoria Geral a ser encaminhada ao governador, que escolherá dentre os três.
Mais informações sobre o processo eleitoral interno podem ser obtidas na Resolução nº 32/2025-CSDPEAM, no link https://diario.defensoria.am.def.br/wp-content/uploads/2025/10/Edicao_2512-2025__publicada_em_09_outubro_de_2025.pdf, a partir da página 10.
