Pular para o conteúdo

Defensoria participa da inauguração do novo Fórum de Iranduba e reforça parceria institucional no sistema de Justiça

Espaço exclusivo da Defensoria Pública dentro da nova estrutura vai garantir apoio no atendimento aos assistidos durante as audiências

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou, nesta quinta-feira (23), da inauguração do novo Fórum Desembargador Jerônimo Jesuíno Raposo da Câmara, na Comarca de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). O espaço foi entregue à população pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e passa a contar com uma sala destinada à Defensoria, voltada a garantir acolhimento e orientação aos assistidos durante audiências e demais atos processuais.

Durante a cerimônia, a 1ª Subdefensora Pública Geral, Karoline Santos, representou a Defensoria e ressaltou que a integração entre as instituições do sistema de Justiça é essencial para fortalecer o atendimento à população e garantir respostas mais efetivas às demandas dos assistidos.

O sistema de Justiça não funciona isoladamente. Todas as funções precisam umas das outras para o bom funcionamento. Então, o tribunal disponibilizar esses espaços, com dignidade, onde possamos trabalhar, atender e desenvolver nossas atividades, é fundamental. O jurisdicionado do tribunal é o mesmo assistido da Defensoria. Todos nós cuidamos das mesmas pessoas e, por isso, é essencial garantir esse atendimento com dignidade
Karoline Santos, 1ª Subdefensora Pública Geral

O presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes, disse que o novo fórum simboliza o compromisso do Judiciário em ampliar o acesso à Justiça no interior. “Com o esforço de todos, entregamos à população de Iranduba uma obra que traz dignidade e estrutura para o trabalho das instituições e para o cidadão interiorano, que é o foco principal de nossa atuação”, disse.

À frente da direção do fórum, o juiz Saulo Góes lembrou que a nova estrutura representa um marco para o sistema de Justiça em Iranduba. “O cidadão do interior não é menor que o cidadão da capital. Ter a Defensoria presente aqui, com um espaço próprio, demonstra esse compromisso e assegura que defensores realizem atendimentos e reuniões com assistidos de forma mais célere e organizada”, disse.

Espaço da Defensoria no Fórum

O novo fórum de Iranduba passa a contar com um espaço exclusivo da Defensoria Pública, voltado ao apoio das atividades dos defensores durante as audiências e atendimentos no local. O ambiente foi planejado para oferecer estrutura adequada, privacidade e suporte técnico, permitindo que defensores e equipes possam realizar reuniões, orientações e coleta de documentos de forma digna e reservada.

Conforme a Subdefensora Geral, o espaço de apoio é essencial para o trabalho da instituição dentro das unidades judiciais. “Quando o defensor público vem para as audiências, precisa conversar com os assistidos, tirar dúvidas, coletar documentos e anotar informações. Agora, ele poderá fazer isso num espaço próprio, digno e preservado dentro do fórum”, explicou Karoline Santos.

Para o juiz Saulo Góes, a criação da sala da Defensoria garante o compromisso do TJAM com o funcionamento integrado da Justiça. “O sistema depende da atuação conjunta. A administração do desembargador Jomar fez questão de incluir um espaço reservado para a Defensoria, garantindo que seus defensores possam realizar atendimentos e reuniões prévias com os assistidos. A Defensoria é muito bem-vinda e essencial para o andamento das audiências e para a cidadania”, afirmou.

Texto: Ed Salles
Fotos: Junio Matos/DPE-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo