Pular para o conteúdo

Operação Virtude uniu cidadania e acolhimento a idosos em municípios do interior

Primeira etapa da ação aconteceu na sexta-feira (17) em Coari e Apuí, com palestra, orientações e emissão de documentos

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, na sexta-feira (17), nos municípios de Coari e Apuí, atendimentos voltados à promoção dos direitos da pessoa idosa. A iniciativa integra as ações da Operação Virtude, que se trata de um conjunto de atividades voltadas ao fortalecimento da cidadania e da escuta ativa no interior do Estado.

Em Coari, cerca de 50 idosos participaram das atividades, que incluíram palestra educativa, orientações jurídicas e emissão de certidões de nascimento e casamento.

Segundo o defensor público Thiago Cordeiro, a presença da Defensoria em Coari reforça o compromisso da instituição com a inclusão social e o respeito à dignidade da pessoa idosa. Para ele, ações como a Operação Virtude aproximam a Defensoria da comunidade e garantem que direitos fundamentais sejam efetivados também fora da capital.

“Tivemos palestra, atendimentos sobre emissão de certidões e diligências junto à Casa do Cidadão. Ajudamos, inclusive, uma senhora de 98 anos que estava com dificuldade para obter seu documento de identidade. Nosso trabalho é garantir cidadania e proteção de direitos para a terceira idade”, afirmou o defensor público.

Histórias que marcam a ação

Entre as pessoas atendidas estava Maria de Sena Moura, de 98 anos, uma das moradoras mais idosas de Coari, que chegou à Defensoria acompanhada de familiares, decidida a resolver pendências antigas de documentação.

“Vim ajeitar meus documentos e ver se consigo ajudar meu vizinho também”, contou.

Outra participante foi Doralice Tavares de Lima, de 81 anos, que buscava orientação sobre um processo de família. Para ela, a presença da Defensoria representa a chance de ser ouvida.

“Deu tudo certo. Fui muito bem atendida, graças a Deus. Isso é muito importante porque, às vezes, o idoso não tem oportunidade de falar o que precisa. Hoje, a gente pode falar e ser ouvido. É um atendimento muito bom”, disse.

O encontro também teve momentos de conversas e acolhimento, num espaço preparado especialmente para ouvir e atender as demandas de quem, muitas vezes, enfrenta dificuldades para acessar serviços básicos.

Em Apuí, a ação aconteceu na sexta-feira (17), no Centro de Convivência do Idoso, bairro São Sebastião

Operação Virtude em Apuí

Além de Coari, a Operação Virtude também tem levado atendimento e orientação à população idosa em outros municípios do interior do Amazonas. Em Apuí, a ação aconteceu na sexta-feira (17), no Centro de Convivência do Idoso, bairro São Sebastião. A iniciativa reuniu 40 idosos, que receberam palestras e atendimento sobre direitos, emissão de documentos e orientação jurídica.

“Começamos no centro do idoso em Apuí, falando sobre direitos à pensão, alimentos, BPC e direito a acompanhante nos casos de saúde. Também orientamos sobre documentos e registros públicos. Foi um momento de escuta e esclarecimento, e os idosos participaram com muita atenção”, relatou a defensora Francine Buffon.

Programação

A agenda da Operação Virtude segue em outros municípios do interior. Manicoré e Humaitá estão programados para 22 de outubro; Coari terá nova ação nesta sexta-feira, 24; e Tabatinga terá data a definir. Em Eirunepé, a ação já foi realizada, com atendimento e palestras voltadas ao público idoso.

O formato adotado é por ordem de chegada, garantindo acesso organizado e igualitário, especialmente para pessoas idosas que nem sempre têm familiaridade com plataformas digitais de agendamento. Durante os atendimentos, defensores públicos e equipes de apoio orientam sobre registros públicos, família, previdenciário, consumidor e curatela, além de emitir documentos e ajuizar ações quando necessário.

Texto: Ed Salles
Foto: Divulgação/DPE-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo