Pular para o conteúdo

Projeto ‘Defensoria nas Escolas’ alcançou mais de 200 pessoas em temporada em Santa Isabel do Rio Negro

Durante três dias foram realizadas palestras em escolas do município sobre direitos fundamentais e a Constituição

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) alcançou mais de 200 pessoas com o projeto “Defensoria nas Escolas”, em Santa Isabel do Rio Negro, distante 846km de Manaus. Durante três dias de atividades no município, foram realizadas palestras em cinco escolas, incluindo a zona rural, sobre direitos fundamentais e a Constituição.

O defensor público e diretor da Escola Superior da Defensoria (Edudpam), Helom Nunes, destacou que a ação só é possível com a parceria das prefeituras do interior e dos gestores das escolas.

“Foi muito significativo estar em Santa Isabel do Rio Negro, os alunos foram participativos e percebemos uma vocação para o estudo”, avaliou o defensor público. “Reconhecemos isso tudo e saímos com esperança e vontade de fazer valer a pena esse trabalho”.

A primeira parada do projeto foi na Escola Municipal Eduardo Gomes, com palestra para três turmas do 9° ano. Para a diretora Mirlene Gonçalves, o conhecimento de direitos e deveres é necessário para a formação dos alunos.

“‘Defensoria nas Escolas’ é um projeto importante e trouxe uma visão sobre direitos fundamentais e deveres que nossos alunos precisavam conhecer e agora podem levar para suas comunidades e famílias”, afirmou a gestora.

No segundo dia, a equipe da Defensoria Pública embarcou para as comunidades indígenas do Areal e da Ilha do Chile, para conversar com alunos de escolas rurais e foi recepcionada pelos alunos com uma canção de boas-vindas em Baniwa, língua materna da comunidade. Durante a ação, 62 estudantes, professores e comunidade em geral assistiram a aula.

A secretária municipal de Adminstração de Santa Isabel do Rio Negro, Elionete Sanchez, pontuou que o “Defensoria nas Escolas” é fundamental para que os alunos entendam e exijam seus direitos.

“A Defensoria vem nas escolas rurais e mostra a importância do conhecimento dos direitos que os alunos possuem, que eles têm direito de estudar, de ter uma casa e ter uma boa vida”, evidenciou Sanchez. “Estamos à disposição para ajudar a proporcionar conhecimento para nossa população”.

No último dia de circulação, o projeto passou pelas escolas estaduais Padre José Schneider e Santa Isabel e, no total, reuniu 105 estudantes.

“A ação é muito importante porque, além de elevar o conhecimento, traz um ressignificado para cada um de nós, sobre como e quando exercer nossos direitos dentro de um Brasil cheio de leis e também difundir isso para a sociedade e não apenas para a comunidade escolar”, comentou Nicelino Fernandes, diretor da Escola Estadual José Schneider.

O projeto “Defensoria nas Escolas” iniciou em março de 2025 e já esteve em seis municípios do Amazonas e na capital.

Texto e fotos: Junio Mattos

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo