Atividade integra a agenda do projeto ‘Esudpam no Interior’, que leva capacitação aos servidores lotados fora da capital
A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), por meio Escola Superior (Esudpam), realizou, nesta terça (15) e quarta-feira (16), em Humaitá (a 698 quilômetros de Manaus), mais uma edição do projeto “Esudpam no Interior”. A iniciativa leva capacitação aos servidores da Defensoria no interior. Desta vez os cursos ministrados, foram os de Direito Fundiário e Registros Públicos.
Na terça-feira, a primeira aula ministrada foi a do defensor público Carlos Almeida Filho, que falou sobre Direito e Regularização Fundiária. Já o segundo dia de curso contou com a palestra do defensor Danilo Germano, que falou sobre Registros Públicos.






De acordo com o defensor público e diretor da Esudpam, Helom Nunes, os cursos da Escola trazem celeridade aos processos dos assistidos.
“Existe um aumento muito grande na demanda de sub registros e aqui no curso nós trabalhamos com estudo de casos, compartilhamos modelos que já são desenvolvidos pelas equipes de Manaus e da Defensoria Itinerante, a fim de trazer praticidade aos assistidos que enfrentam esse desafio de cidadania, que é o sub registro”, explicou.
Novas peças e exemplos de jurisprudência também são fundamentais para auxiliar os servidores da Defensoria Pública no atendimento dos assistidos, como destaca Francine Buffon, defensora pública do Polo do Madeira, que atende os municípios de Humaitá e Apuí.
“Esse curso trouxe várias informações novas que serão muito úteis para nosso trabalho aqui no interior do Amazonas, pois trabalhamos com diversas demandas ao mesmo tempo. Trazer defensores especializados para ministrar esses cursos é muito importante, pois eles trazem peças, jurisprudências e mudanças na legislação que nos ajudam muito em nosso trabalho aqui”, afirmou.
Texto e fotos: Junio Matos/DPE-AM