Pular para o conteúdo

Defensoria Pública lança projeto que leva conscientização sobre violência de gênero a escolas

IEA foi a primeira escola a receber palestra da iniciativa ‘Defensores e Defensoras das Marias’ em 2025; calendário do projeto prevê ações mensais de prevenção

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), através do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) e do Grupo de Atuação Estratégica na Proteção e Defesa das Mulheres (GADEM), iniciou nesta sexta-feira (11) o cronograma de atividades do projeto “Defensores e Defensoras das Marias”. Neste ano, a primeira escola selecionada para receber palestra da iniciativa foi o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), com a participação de 180 alunos.

O projeto “Defensores e Defensoras das Marias” foi inserido no plano de atuação estratégica do Nudem com o objetivo de levar educação em direitos, com ênfase na Lei Maria da Penha, para crianças e adolescentes de escolas públicas, além de apresentar a importância e a relevância da instituição e o papel dos defensores e defensoras públicas para a sociedade.

As palestras são voltadas para adolescentes do ensino médio e devem acontecer mensalmente, abordando conceitos básicos para a prevenção a toda e qualquer violência de gênero.

No primeiro evento estiveram presentes as defensoras públicas Carolina Carvalho e Rosemeire Barbosa. A palestra contou ainda com a participação das analistas sociais e psicólogas Sinthia Mar e Gabriela Bessa, e das assistentes técnicas Paullette Catunda e Thawanny Tinoco.

“Amazonas é o terceiro Estado com maior índice de violência contra a mulher no Brasil. É muito importante que essa nova geração quebre o ciclo da violência. Eles tem essa missão e passar pra eles conhecimento sobre o tema é essencial pra melhoria dessa questão”, destacou a defensora Rosimeire Barbosa.

As atividades são desenvolvidas de forma lúdica e criativa com temas relacionados à prevenção da violência nos relacionamentos, os direitos básicos elencados na Lei Maria da Penha e, consequentemente, a conscientização do combate ao machismo estrutural e da discriminação às mulheres.

Texto: Fernanda Moutinho

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.