No primeiro dia, a integração é voltada a todos estagiários e residentes. No segundo dia, sexta-feira, as atividades são voltadas apenas para residentes e estagiários de Direito
O Centro de Estágio Acadêmico realiza, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), a integração de novos estagiários e residentes da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). O evento acontece no auditório da sede administrativa, no bairro Aleixo, em Manaus.
A defensora Hélvia Castro, coordenadora do Centro de Estágio Acadêmico, afirma que a integração é uma forma da DPE-AM dar boas-vindas aos novos integrantes. “Fazemos essa recepção e ao mesmo tempo explicamos o que é a Defensoria Pública, o papel e missão da instituição, além das normas e situações que eles vivenciarão no dia a dia”, observa.
Essa acolhida é necessária. Precisamos humanizar não só o nosso atendimento com o assistido, mas também com as pessoas nos ajudam e colaboram com a nossa função diariamente”, acrescenta Hélvia Castro.
Na nova dinâmica de integração, as atividades ocorrem em dois dias. Nesse primeiro dia, a integração é voltada a todos estagiários e residentes. No segundo dia, sexta-feira, as atividades são voltadas apenas para residentes e estagiários de Direito.







“Hoje (27), tivemos a parte mais técnica e administrativa para todos, residentes e estagiários das atividades meio e fim. Além do acolhimento e apresentação da Defensoria, apresentamos as normas aplicáveis ao estágio, a Lei Geral de Proteção de Dados, os sistemas tecnológicos e a estrutura organizacional da DPE-AM. No fim, foi realizada uma palestra sobre saúde mental”, explicou a coordenadora.
Na sexta-feira, as atividades são voltadas exclusivamente para os estagiários de Direito e residentes jurídicos. Serão três palestras, ministradas pelos defensores públicos Helom Nunes (Noções de atendimento), Murilo Breda (Peticionamento inicial de Família) e Fernando Mestrinho (A atuação do estagiário na área criminal).
Estagiária do curso de Administração, Luana Mello já está atuando no Núcleo de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher (Nudem). Ela disse que a integração foi interessante e um momento muito importante na inserção do estagiário na DPE-AM.
“Gostei muito da palestra sobre a LGPD, porque temos contato direto com os assistidos, lidamos com casos sensíveis. Foi muito importante”, disse.
Pedro Mendonça vai iniciar estágio em Direito no Núcleo Criminal. Para ele, a integração está sendo um passo bastante relevante na caminhada dentro da DPE-AM. “Em outros lugares que estagiei não tive um momento como esse, introdutório. É sempre a gente já entrando para a prática e sem realmente um entendimento sobre como funciona a instituição ou a empresa”, disse.
O novo estagiário conta que atuar na Defensoria foi algo que quis desde o início da graduação. “Agora, eu estive pensado muito na área que eu vou seguir após a minha formação. E pensei na área de penal. Como eu nunca tive uma experiência na área, eu acho que estagiar no Núcleo Criminal vai ser muito enriquecedor para mim como profissional e eu espero adquirir realmente bastante conhecimento, como também espero contribuir com a Defensoria, contribuir com assistidos”, disse.
Texto: Luciano Falbo
Foto: Allan Leão