Pular para o conteúdo

Culto ecumênico celebra os 35 anos da Defensoria Pública do Estado do Amazonas

Celebração, que lotou o auditório da sede administrativa, teve a participação do padre Danival Lopes e do pastor Jônatas Câmara

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, nesta quarta-feira (26), um culto ecumênico em celebração aos 35 anos da instituição, com a participação do padre Danival Oliveira Lopes e do pastor Jônatas Câmara.

O momento de união, reflexão e agradecimento reuniu defensores, servidores, residentes e estagiários da DPE-AM, no auditório da sede administrativa, na Zona Centro-Sul de Manaus.

A 1ª Subdefensora Pública Geral, Karoline Santos, disse que o objetivo foi congregar integrantes da DPE-AM em um momento voltado para o bem-estar espiritual. “Tivemos duas autoridades eclesiásticas que dispuseram do seu tempo, do seu do seu conhecimento e do seu amor pela Defensoria para trazer aqui essa benção, para abençoar o nosso serviço, entendendo a relevância social daquilo que fazemos”, disse.

“Pedimos essa proteção para que continuemos desempenhando essa atividade da melhor forma possível”, acrescentou.

Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e da Área Missionária Menino Jesus, o padre Danival Oliveira Lopes ressaltou a importância da missão institucional da Defensoria Pública em atender os mais vulneráveis.

“Muita gratidão a Deus por esta instituição que ajuda distribuir a justiça, garantir a justiça para os pobres, para aqueles que mais precisam. Pedimos a Deus que abençoe cada vez mais cada servidor, cada diretor, os defensores públicos, aqueles que têm a responsabilidade de dirigir esta instituição. Deus abençoe cada um daqueles que se envolvem no cuidado dos povos com a distribuição da justiça. Um grande abraço para todos, que Deus abençoe a todos”, disse.

Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (Ieadam), o pastor Jônatas Câmara contou que sempre que passa em frente ao prédio da sede da DPE-AM faz uma oração. “Eu não sabia que um dia seria convidado para estar no auditório, num evento tão importante que é a comemoração dos 35 anos da Defensoria Pública. Quero agradecer ao doutor Rafael Barbosa, desejar benção de Deus sobre a vida dele, e à doutora Karoline Santos e a todos que servem ao povo”, disse.

O pastor disse que a igreja e a Defensoria têm afinidade por atenderem aos que mais precisam. “Nos parecemos muito. Nossa igreja é de base, da classe social mais carente, e se identifica muito com o trabalho da Defensoria Pública”.

Para Jônatas Câmara, a atuação da DPE-AM é essencial. “Pedimos a Deus que abençoe a todos que aqui servem às pessoas mais necessitadas que precisam de uma tutela, de proteção jurídica. Eu desejo, em nome de Jesus, feliz 35 anos e muitos mais 35 anos a serviço das pessoas que mais necessitam”, disse.

“Eu deixo uma palavra que diz: ‘Vocês são benditos do Senhor porque atendem aos que têm fome, vocês dão de comer. Aos que têm sede, dão de beber. Aos que estão descobertos, vocês cobrem. Aos que estão em cárcere, vocês vão ver. Aos que estão enfermos, vocês assistem e aos que são estrangeiros, vocês acolhem também’. E para estas pessoas Deus diz que ‘vocês são benditos do Senhor’”, encerrou.

Celebração dos 35 anos

A 1ª Subdefensora Pública Geral explicou que a atividade desta quarta-feira faz parte de uma ampla programação voltada aos 35 anos.

“Temos diversos atos nesse mês, tanto voltados para o atendimento dos nossos assistidos, como esse momento ecumênico que nós estamos realizando agora. Ainda vamos ter outros eventos que são para justamente para agradecermos por essa trajetória da Defensoria Pública, relembrar esses momentos importantes da nossa história e pedir essa proteção para que nós possamos durante muito tempo ainda desenvolver nossas atividades”, disse Karoline Santos.

A defensora destacou que a maior parte das ações é volta, principalmente, para a missão institucional de atender a população. “Nada adianta fazer só uma comemoração da porta para dentro. Temos que atender, levar os nossos serviços aos assistidos, que são a nossa razão de existir”, disse.

Como parte das celebrações, na sexta-feira (28), a DPE-AM realiza uma ação social para moradores do bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus. Na ocasião será entregue doação de leite arrecadada por membros, servidores, residentes e estagiários para a Associação Jesus Gonçalves e para o Educandário Espírita Santo Agostinho. Também será realizado um mutirão de atendimentos jurídicos gratuitos.

No sábado (29), partir das 8h, será o lançado o projeto “Defensoria Tá na Área”, no Largo São Sebastião, Centro. O primeiro mutirão de atendimentos do projeto será voltado à área de Família, com agendamento devendo ser feito pelo 129.

Karoline Santos lembrou ainda do documentário e da exposição fotográfica “Defensoria Pública do Amazonas 35 anos: História, Lutas e Transformações”, que serão lançados na próxima segunda-feira (31), durante uma solenidade especial no Teatro Amazonas.

“O documentário vai trazer um resgate da nossa trajetória, mostrar de onde nós viemos. Hoje lembraram de históricas da Defensoria, de quando ela foi fundada. Estamos produzindo um material para trazer tudo isso, para mostrar para as pessoas o quanto caminhamos e quanto mais a pretendemos avançar”, adiantou.

Texto: Luciano Falbo
Foto: Allan Leão

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo