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DPE-AM alcança mais de 4 milhões de visualizações nas redes e emplaca mais de 4 mil notícias na imprensa

Balanço de atividades da DCOM em 2024 mostra que adoção de estratégia de comunicação com propósito resultou em números expressivos e fortalecimento da imagem da Defensoria do Amazonas

O ano de 2024 foi de muita visibilidade para as ações da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), tanto nas redes sociais, quanto nas mídias tradicionais. Os vídeos produzidos pela Diretoria de Comunicação (DCOM) chegaram a ser reproduzidos mais de 4 milhões de vezes no Instagram e 13 mil no YouTube.

Com produtos estratégicos e que criam mais conexão, foi possível alcançar e sensibilizar ainda mais usuários. No ano passado, foram publicados 2.364 posts no feed e nos stories do Instagram e do Facebook, que geraram mais de 150 mil interações.

O número de seguidores do perfil da Defensoria do Amazonas no Instagram em 2024 cresceu 32% em relação ao ano anterior, passando de 28,9 mil para 37 mil. 

Nos veículos de comunicação, as ações realizadas pela DPE-AM viraram notícia 4.002 vezes. Isso aconteceu a partir das 633 matérias jornalísticas produzidas pela equipe da DCOM, que foram enviadas para imprensa.

“Continuamos amplificando o trabalho dos defensores e conectando diretamente os assistidos e assistidas à instituição. Com uma linguagem acessível, conseguimos levar informação de forma objetiva para a população, fortalecendo o entendimento sobre os direitos e serviços da DPE-AM. Nossa estratégia de comunicação com propósito – contando histórias reais, filtrando o que gera interesse na imprensa e destacando o impacto social do nosso trabalho – resultou em números expressivos de inserções espontâneas na mídia. Esses resultados refletem a credibilidade que conquistamos”, observa a diretora de Comunicação, Luana Carvalho.

Campanhas que aproximam

Em 2024, a DCOM lançou campanhas com o objetivo de consolidar a marca “Defensoria Pública do Amazonas” e chamar a atenção para ações desenvolvidas com o interesse púbico.

O projeto “Histórias que se cruzam”, lançado para celebrar os 34 anos da DPE-AM alcançou mais de 70 mil contas nas redes. A iniciativa conta relatos emocionantes de assistidos e defensores sobre vidas que foram totalmente mudadas a partir do atendimento na DPE-AM. A intenção de cada uma das publicações é aproximar o público da instituição, mostrando a importância e o impacto do trabalho desenvolvido por defensoras e defensores públicos.

O período do Festival Folclórico de Parintins também foi fundamental para divulgar e posicionar a imagem da Defensoria do Amazonas frente à sociedade. A campanha “Defensoria é da Galera” atraiu 1,2 mil novos seguidores para o Instagram e alcançou mais de 300 mil contas. A equipe da DCOM produziu 10 matérias, 13 reels e 10 cards com a temática inspirada no universo dos bois Caprichoso e Garantido, sobre as ações da DPE-AM na ilha e promoção de recomendações que garante direitos e inclusão no evento.

Outro destaque de 2024 foi a cobertura do mutirão “Mo’yha Aikawiano Hanuat Ko’i Pyt’awa Hap – Acesso a Direitos”, realizado na Terra Indígena Andirá-Marau, que levou cidadania para o povo Sateré Mawé.  

A estratégia por trás da divulgação dessa ação envolveu reforçar a valorização cultural e protagonismo da comunidade atendida, gerando maior inclusão, com sensibilidade cultural. O resultado foi a produção de 5 matérias jornalísticas e 12 publicações nas redes sociais, sendo 6 vídeos, alcançando mais de 70 mil usuários. 

A DCOM também realizou divulgação intensa dos serviços oferecidos durante ações como o “Mutirão Previdenciário” de Coari e as campanhas “Meu pai tem nome” e “Eu tenho pai”.  

Ao utilizar linguagem simples e formatos dinâmicos, conseguimos ampliar o alcance da nossa mensagem, garantindo que mais pessoas saibam como e quando procurar a Defensoria Pública. Além disso, monitoramos tendências, analisamos dados e adaptamos estratégias para que cada publicação tenha um impacto real
Luana Carvalho, diretora de Comunicação

Campanha dos 35 anos

Depois de um 2024 de intenso trabalho para reforçar a importância e magnitude da Defensoria Pública do Amazonas, a DCOM já montou uma programação ainda maior e mais ousada para seguir nesse objetivo em 2025, quando a DPE-AM completa 35 anos. Vários projetos estão sendo preparados para essa comemoração. O planejamento será divulgado em breve e inclui um resgate histórico inédito da instituição.   

“Em 2025, nosso foco será expandir ainda mais essa presença digital, fortalecendo a interação com o público, investindo em novos formatos e consolidando a Defensoria do Amazonas como referência em comunicação institucional, investindo em narrativas que humanizem a Defensoria e consolidem seu papel essencial na transformação social”, concluiu Luana Carvalho. 

Balanço DCOM 2024

Confira nosso relatório de atividades na íntegra:

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