Atendimento é 100% gratuito em todas as fases do processo, e não é necessário pagar para dar andamento em juízo
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) alerta a população para o aumento de tentativas de golpes que utilizam indevidamente os nomes de defensores públicos neste período do ano e reforça que todos os serviços oferecidos pela Defensoria são totalmente gratuitos, em todas as etapas do atendimento.
Os golpistas têm usado métodos sofisticados para enganar pessoas com ações na justiça. As fraudes geralmente envolvem o envio de mensagens pelo WhatsApp, utilizando indevidamente dados e fotos de defensores públicos, além de informações como números de processos. Nessas mensagens, os criminosos solicitam transferências de dinheiro, frequentemente via PIX, sob o pretexto de obter certidões ou dar andamento a ações judiciais.
A DPE-AM enfatiza que nenhuma cobrança é feita por serviços prestados e reforça a importância de verificar a autenticidade de qualquer solicitação recebida antes de realizar transações financeiras.
Em caso de dúvidas, os assistidos podem entrar em contato com a Defensoria por meio dos canais oficiais:
Fale Conosco ou Disque 129: Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 14h.
WhatsApp (92) 98559-1599: Atendimento para casos urgentes, de segunda a sexta, das 14h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.
Esses contatos estão disponíveis no site oficial da Defensoria, na seção ‘Atendimento’. Para mais informações, acesse: atendimento.defensoria.am.def.br.
A DPE-AM orienta a população a estar vigilante com mensagens suspeitas, evitando responder a conteúdos duvidosos ou realizar transações. Caso receba alguma tentativa de golpe, comunique imediatamente às autoridades policiais para que sejam tomadas as providências necessárias.