Ação aconteceu nesta terça-feira (17) e marcou o encerramento do evento.
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, nesta terça-feira (17), a última palestra do 1º Ciclo de Integração do Interior e Região Metropolitana. A ação marcou o encerramento do evento, que contou com palestras de defensores públicos e da psicóloga Kelly Souza, responsável pela reflexão intitulada “Coloque a máscara primeiro em você… isso não é apenas sobre voo”.
A análise proposta pela psicóloga teve como objetivo refletir sobre a importância do cuidado consigo mesmo para que seja possível cuidar dos outros; compreender a relação entre expectativas e frustrações; e, por fim, destacar a importância de rever metas e estabelecer prioridades.
De acordo com a defensora pública e Diretora do Interior e da Região Metropolitana, Rachel Marinho, a integração na capital entre defensores públicos dos municípios do interior é essencial, considerando as dimensões do Amazonas.
“Quando se tem um estado em que as distâncias são continentais, os membros muitas vezes ficam afastados uns dos outros e também um pouco distantes do que acontece aqui na capital. Então, a integração existe justamente para trazer essas pessoas, promover a troca de experiências e incentivar a participação em palestras presenciais”, explicou.
A diretora ressaltou que, neste período de fim de ano, é fundamental abordar temas relacionados à saúde mental.
“Depois de um ano de trabalho intenso para a concretização dos objetivos da Defensoria Pública, levando cada vez mais acesso à justiça à população, sabemos que o trabalho é árduo e pode impactar defensores e servidores de diversas formas. No fim do ano, estamos cansados e, muitas vezes, desgastados. Essa palestra veio para auxiliar os defensores a refletirem um pouco mais e a cuidarem da saúde mental de cada um deles”, concluiu.
Durante o evento, estiveram presentes defensores públicos de aproximadamente 15 polos. Entre eles, o defensor público em Coari, Enio Barbalho, que destacou como a integração impactará a atuação com os assistidos.
“Esse ciclo de integração é um momento de encontro entre os membros para a troca de práticas que são reiteradamente utilizadas no interior. Há pouco, tivemos uma palestra sobre atuação coletiva, que abordou temas muito importantes e que serão aplicados diretamente em nosso trabalho em prol dos assistidos no interior. Levamos experiências positivas da capital e de outros municípios para as nossas comarcas de atuação”, relatou.
Atuação
A DPE-AM está presente em 27 unidades físicas no interior, sendo 13 localizadas em municípios estratégicos. A atuação inclui ainda atendimentos remotos e deslocamentos diários aos municípios satélites, garantindo acesso à justiça em todo o estado.
Em 2024, foram empossados 12 novos defensores públicos para atuarem no interior do estado, totalizando 55 defensores públicos em exercício nessa região do Amazonas.
Texto: Fernanda Moutinho