Defensoria do Amazonas realizou o 3º Culto Ecumênico de Ação de Graças nesta terça-feira

O culto foi celebrado pelo Pe. Luiz Marculino e pelo Pr. Eduardo Jorge.

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou o 3º Culto Ecumênico de Ação de Graças nesta terça-feira (17), na sede da instituição. A prática foi adotada em 2022 e, desde então, é realizada anualmente para agradecer pelo ano que se encerra e fazer votos de prosperidade para o próximo ano que se inicia. O culto ecumênico é uma celebração religiosa que congrega pessoas de diversas religiões, unindo ritos e práticas em um mesmo espaço. Seu objetivo é promover o diálogo inter-religioso e o respeito à diversidade de crenças.

Conforme o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, a Defensoria celebra esse momento de engrandecimento em 2024, lembrando da missão de servir aos mais vulneráveis. “Nós crescemos bastante nos últimos anos, e atravessar o ano de 2024 levando justiça e cidadania para todo o Amazonas é um motivo para comemorar. Então, respeitando todos os credos, a Defensoria vem mantendo essa celebração no calendário, que é um momento de agradecer e dizer que estamos aqui para servir à população mais carente e à população que precisa”, disse.

Rafael Barbosa ainda enfatiza o desejo de que, no próximo ano, a instituição siga crescendo para atender cada vez mais à população vulnerável do Estado. “O Natal, uma época repleta de festas, é um momento propício para dizer muito obrigado. A Defensoria se une mais uma vez, respeitando as diferenças e rogando para que, em 2025, consigamos continuar crescendo”, concluiu.

A celebração foi conduzida pelo Pe. Luiz Marculino, da Paróquia de Nossa Senhora das Graças. O padre pediu uma reflexão sobre o espaço que Jesus tem em nossas vidas. “Deus vem ao nosso encontro, vem da fragilidade de uma criança para nos encontrar, para que possamos buscar dentro de nós o melhor de nós. Quando pegamos uma criança nos braços, buscamos não machucá-la, falamos com cuidado para que ela durma, e, quando dorme, a colocamos delicadamente no berço. Assim também eu gostaria que você olhasse para o seu coração, com cuidado, para que Jesus encontre morada, abrigo, e espaço para ficar nesse tempo de preparação para o Natal”, rogou.

O Pr. Eduardo Jorge, da Igreja Batista Constantinópolis, também participou da celebração e falou sobre o significado do Natal. “O Natal tem o seu significado exatamente na pessoa de Jesus, e nós falamos sobre alguns significados dos nomes que Jesus tem. Falamos que Ele é conselheiro maravilhoso e que todos nós precisamos de conselhos e de direcionamento na nossa vida. Jesus nos coloca no caminho certo. Nós precisamos de estímulo para acordar todos os dias, e Jesus é a razão da nossa vida e existência”, lembrou.

“Na noite de Natal, quando você estiver em família, que você possa lembrar de Jesus, porque os nomes de Jesus também dão propósito à sua obra. O seu nome e a sua obra se complementam. Que você possa lembrar de Jesus na sua noite de Natal, fazer uma oração de gratidão a Deus por ter enviado Jesus. Ele é a nossa esperança, a nossa viva esperança. Que você possa ter fé no nome de Jesus”, finalizou.

Texto: Fernanda Moutinho

Foto: Allan Leão

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo