Na última sexta-feira (26), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE), por meio do Polo Médio Solimões, e o Procon Municipal de Tefé se reuniram para estabelecer estratégias conjuntas na defesa dos direitos dos consumidores bancários idosos. Na oportunidade, foram discutidas questões recorrentes nos dois órgãos envolvendo os consumidores idosos, em especial referentes a empréstimos bancários. Além disso, foram iniciadas tratativas para parcerias futuras em ações preventivas sobre o tema para o referido público-alvo.
O encontro, realizado na sede da DPE em Tefé, contou com a presença da Coordenadora Executiva do Procon Tefé, Taline Ramos Marinho, e as defensoras públicas Monalysa Helena, responsável pela atuação extrajudicial na área de Direito do Consumidor e Ana Sofia Pinheiro, responsável pela atuação extrajudicial na área de Direito do Idoso.
Para a defensora pública Monalysa Helena, é importante atuar conjuntamente com os demais órgãos de defesa do consumidor para evitar violações de direitos. “É preciso atuar prioritariamente de forma extrajudicial, com medidas preventivas, a fim de esclarecer à população dos seus direitos e alertá-los para que não caiam em golpes”, contou
A defensora pública Ana Sofia Pinheiro explica, que a reunião foi apenas o primeiro passo para o estreitamento do relacionamento entre os dois órgãos.
“A partir de agora vamos pensar em pensar iniciativas conjuntas, em especial para o público idoso, que, muitas vezes, além da vulnerabilidade econômica, tem a tecnológica e a da leitura e interpretação das cláusulas contratuais”.
A representante do Procon destacou que além das tratativas, há ainda, a possibilidade de planejar alguma campanha voltada a esse público.
“Reunimos com as defensoras públicas para tratar de demandas referentes a consumidores idosos e segurados do INSS ou que tem benefício, que estão sendo acometidos de situações que envolvem empréstimos bancários, dentre outras coisas. Além dessas tratativas, também, na oportunidade, nós conversamos sobre a possibilidade de fazer uma campanha, instrutória em relação aos consumidores no geral idosos e em relação à legislação civil, dentre outras coisas”, finalizou a coordenadora.
Texto: Karine Pantoja
Fotos: Divulgação