Oferta de atendimento jurídico e social faz parte do projeto ‘Mulheres do Solimões’, que integra a 26ª Campanha ‘Justiça pela Paz em Casa’ e é voltado ao combate às violências de gênero, doméstica e familiar.
Voltado ao combate às violências de gênero, doméstica e familiar, o projeto “Mulheres do Médio Solimões”, do Polo do Médio Solimões da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), realiza, até a próxima sexta-feira (8), no município de Tefé, uma programação com o foco em mulheres vítimas de violência. A primeira ação realizada nesta segunda-feira (4) levou atendimento jurídico às mulheres detentas da Unidade Prisional de Tefé (UPT).
A ação acontece em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, e tem como objetivo prestar assistência jurídica integral e gratuita às mulheres em situação de cárcere.
De acordo com a defensora pública Suian Lopes, que esteve na Unidade Prisional de Tefé (UPT), além do acompanhamento jurídico, a ação busca levar serviços de saúde e realizar rodas de conversa voltadas ao combate à violência doméstica.
“Realizamos o atendimento não somente jurídico, mas de saúde, beleza, relaxamento e maquiagem. Além disso, falamos da importância da conscientização ao combate a violência doméstica, visto que por mais que estas mulheres estejam em situação de cárcere, elas têm as suas vidas privadas e podem passar por episódios de violência”, disse a defensoria Suian Lopes.
O projeto “Mulheres do Médio Solimões” integra a programação da 26ª Campanha “Justiça pela Paz” realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM).

Programação
A programação segue até a próxima sexta-feira (8) e contará com uma reunião ampliada com as instituições da rede de enfrentamento às mulheres, que visa discutir e orientar quanto ao atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência. A ação também terá capacitações, palestras e homenagens às mulheres.
O evento de encerramento será na Praça Remanso do Boto, em Tefé, com a participação de todas instituições envolvidas na Campanha “Justiça pela Paz”.