Defensoria realiza cerimônia de posse de membros do Comitê de Sub- Registro Civil

Grupo de trabalho vai atuar na criação de políticas públicas para erradicar o déficit no acesso à documentação básica

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, nesta terça-feira (16), a cerimônia de posse dos membros do Comitê Gestor Municipal de Políticas para Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica. O evento foi realizado no auditório da sede, na avenida André Araújo, no Aleixo, na Zona Centro-Sul, e contou com a presença de diversas instituições.
Liderado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), o Comitê foi reativado para garantir o conhecimento e acesso a direitos básicos, através de reuniões e ações que contribuam para a erradicação do sub-registro em Manaus. O registro de nascimento é o primeiro documento que dá início a vida civil de uma pessoa, o que possibilita o alcance a direitos e o cumprimento efetivo de deveres.
“Com a congregação de diversas instituições e união de esforços, o Comitê tem a possibilidade de superar o cenário alarmante de sub-registro no estado do Amazonas. Começamos assim a cumprir o nosso papel enquanto Defensoria, que é levar cidadania às pessoas”, afirma o defensor público geral, Ricardo Paiva.
Além da Defensoria, compõem o Comitê a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal do Trabalho (Semtepi), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Secretaria de Estado de Justiça (Sejusc) e Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpean-AM).
Pela DPE-AM, tomaram posse a defensora pública Rosimeire Barbosa, como membro titular, e a defensora pública Caroline Souza, como suplente.
“Ano passado fui convidada a participar do Comitê de Enfrentamento ao Sub-registro, desde lá, estudamos várias ações para serem tomadas no município, para que as pessoas tomem ciência do seu direito. A partir do registro civil, a pessoa passa a existir formalmente, podendo tirar a sua identidade, receber as vacinas, realizar a matrícula em escolas, buscar benefícios do governo, entre outros serviços públicos. Por isso, buscamos assistir essa população através da educação em direitos”, afirma Rosimeire Barbosa, titular da Defensoria de Registros Públicos.
O comitê já caminha para a sua primeira campanha municipal em ação voltada para mulheres gestantes nas unidades de saúde da capital, de acordo com a subsecretária da Semasc e membra do comitê, Graças Prola. Na oportunidade, haverá rodas de conversa, entrega de folheto informativo e outras medidas para informar sobre os direitos básicos.

Defensora Rosimeire Barbosa
Defensora Caroline Souza

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Pular para o conteúdo