Projeto Defensoria Itinerante esteve presente em mutirões no CMEI Felix Valois Coelho e na Escola Cinthia Régia do Livramento
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou de duas ações sociais na capital neste sábado (29). Por meio do projeto Defensoria Itinerante, a instituição ofereceu uma série de serviços jurídicos gratuitos a moradores das zonas Norte e Leste de Manaus.
Na Zona Norte, a Defensoria participou da 6ª edição do “Manaus Cidadã”, promovido pela prefeitura, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Felix Valois Coelho, localizado na avenida Margarita, no bairro Nova Cidade.
E na Zona Leste, a instituição esteve presente em uma ação promovida pelo deputado estadual Sinésio Campos na Escola Estadual de Tempo Integral Cinthia Régia do Livramento Gomes, no bairro Gilberto Mestrinho.
A dona de casa Cleonice Barbosa buscou o atendimento da Defensoria para o pai, o aposentado Lúcio Barbosa, que não está conseguindo tirar uma nova via da carteira de identidade por conta do registro de nascimento estar ilegível.




“Vim em busca de tirar uma certidão nova para o meu pai, que está tendo dificuldade para tirar um novo RG. Antes que peçam um novo, já viemos logo em busca de resolver isso e foi resolvido, já está tudo encaminhado. Foi rápido e, melhor, foi de graça, o que é bom para a gente, que muitas vezes não tem condições de pagar no cartório”, disse.
O defensor público Danilo Germano, coordenador da Defensoria Itinerante, explicou que foram oferecidos diversos serviços jurídicos, como orientação jurídica, atendimentos na área de Família e Registros Públicos.
“É muito importante esse tipo de ação porque nelas a Defensoria se descentraliza dos seus postos de atendimentos ordinários e vai aos bairros para que a população possa ficar mais perto da Defensoria e a gente fique mais perto do assistido para ofertar assistência jurídica gratuita”, disse o defensor.







Sobre a Defensoria Itinerante
A Defensoria Itinerante é um projeto da DPE-AM que percorre todo o Amazonas, incluindo bairros de Manaus e comunidades do interior, oferecendo assistência jurídica aos que mais necessitam. Com foco em localidades que não dispõem de fóruns, a iniciativa visa facilitar o acesso à Justiça e oferecer suporte em demandas como registros públicos, questões familiares e direitos do consumidor.
Fotos: Junio Matos/DPE-AM
