Pular para o conteúdo

Defensoria realiza educação em direitos com adolescentes do projeto “Empodera Gera Ação”

A visita promoveu diálogos sobre cidadania, direitos constitucionais e a missão da Defensoria Pública na defesa da população vulnerável

A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam) recebeu, nesta segunda-feira (4), um grupo de adolescentes do projeto “Empodera Gera Ação”, desenvolvido pelo Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE), que atua há quase 30 anos no bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte de Manaus. A ação visa aproximar os jovens do universo jurídico e garantir o acesso à informação sobre direitos fundamentais.

Durante o encontro, os adolescentes foram recebidos pelo coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), o defensor público Helom Nunes, que destacou a importância da participação dos jovens nos espaços de cidadania.

“A proposta da Defensoria é sempre ser uma casa aberta para a população. E ter esse momento com os adolescentes do Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE) repercute positivamente para a sociedade em que eles fazem parte. Então, levar essa conscientização só agrega à força da Defensoria Pública em ser uma instituição de transformação social, que é o nosso compromisso”, afirmou o defensor.

De acordo com a representante do projeto, a advogada Meg Rocha, a iniciativa busca romper com a linguagem técnica e aproximar os jovens de seus direitos constitucionais, incentivando o protagonismo e a atuação cidadã.

“O projeto tem o intuito de tirar os juridiquês, facilitar a linguagem para expor os direitos para os adolescentes, de forma que eles venham a se empoderar dos direitos e garantias que estão preconizados na Constituição e venham reivindicar os seus direitos como cidadãos”, destacou a advogada Meg Rocha.

A estudante Jamile Vitória, de 13 anos, foi uma das participantes e compartilhou a experiência de visitar a Defensoria e entender melhor o papel da instituição na garantia de direitos.

“Eu achei muito legal, porque nos ajudou a entender sobre os nossos direitos essenciais como: proteção, lazer, cuidados, saúde. E quero agradecer à Defensoria Pública, porque agora eu sei que tenho direitos e sou uma cidadã”, disse.

Além da roda de conversa, os adolescentes também visitaram o térreo da sede da Defensoria Pública, onde puderam conhecer a galeria comemorativa dos 35 anos da instituição. A exposição reúne imagens históricas e registros de marcos importantes da atuação da DPE-AM na promoção dos direitos da população amazonense.

Sobre o projeto

O “Empodera Gera Ação” é uma iniciativa do Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE), realizada em parceria com o Coletivo Militância Jurídica. Voltado para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o projeto promove oficinas educativas com temas ligados aos direitos humanos, à Constituição Federal e ao funcionamento das instituições públicas.

A proposta é despertar a consciência crítica dos jovens, fortalecendo o senso de cidadania e estimulando a participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Texto: Aline Ferreira
Fotos: Junior Matos/DPE-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo