Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais vai premiar projetos que transformam o acesso à justiça por meio da tecnologia
O Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) vai reconhecer soluções tecnológicas implementadas na Defensoria Pública em todo o Brasil. As inscrições do 1º Prêmio de Inovação e Boas Práticas em Tecnologia estão abertas até 16 de maio e os vencedores serão anunciados durante o Congresso Nacional de Tecnologia e Inovação das Defensorias Públicas (CNTI.Def), em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 25 e 27 de junho.
Para esclarecer questões sobre o prêmio, o Condege realizará uma live nesta quinta-feira (9), das 11h30 às 12h30, com transmissão pelo canal oficial do evento. A ideia é incentivar a participação e orientar os interessados sobre o processo de inscrição.
Podem se inscrever defensores, servidores e colaboradores de qualquer Defensoria Pública estadual que tenham desenvolvido ou implementado soluções tecnológicas nas seguintes categorias: Inovação Digital na Gestão e Governança – Projetos que aprimoram a governança institucional, análise de dados, gestão estratégica, aumentando a transparência, eficiência e tomada de decisões baseadas em dados; Experiência Digital e Acesso à Justiça para o Cidadão – Soluções que melhoram o atendimento ao público, promovem inclusão digital e garantem acesso ágil e humanizado à justiça; Eficiência Operacional, Segurança e Sustentabilidade Tecnológica – Iniciativas que otimizam fluxos de trabalho, modernizam a infraestrutura tecnológica, promovem a integração de sistemas e garantem práticas sustentáveis de TI.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online, com envio de documentos que comprovem a autoria e a viabilidade do projeto.
Uma Comissão de Avaliação Mista selecionará os três finalistas de cada categoria até junho.
Durante o evento, os finalistas farão apresentações ao público, e os vencedores serão escolhidos por votação popular.
Sobre o prêmio
O prêmio faz parte de um plano estratégico do Condege para fomentar a transformação digital nas Defensorias. Os projetos vencedores poderão ser integrados à Plataforma Digital das Defensorias Públicas (PDDP), um ecossistema nacional que visa compartilhar tecnologias entre os estados.