Pular para o conteúdo

DPE-AM promove curso sobre prevenção ao assédio no ambiente de trabalho para servidores

Curso está sendo ministrado pela defensora Rachel Marinho, numa parceria entre Escola Superior da Defensoria Pública e a Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), por meio da Escola Superior (Esudpam) e em parceria com a Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público (Esasp), promove, até esta quinta-feira (10), o curso “Prevenção e Boas Práticas: Medidas de Prevenção ao Assédio ao Ambiente de Trabalho”. As aulas são ministradas pela defensora pública Rachel Marinho, que aborda a legislação vigente sobre o assunto e mecanismos para identificar e denunciar a prática.

“A prevenção ao assédio moral, sexual e outros tipos de assédio que ocorrem no ambiente de trabalho é um tema de muita importância e que deve ser discutido em todos os órgãos públicos, não só nas empresas privadas. Eu fui convidada para trazer esse curso aqui na Escola de Gestão e Aperfeiçoamento dos Servidores e Servidoras Públicos do Estado do Amazonas, como mais uma das formas de prevenção ao assédio, porque prevenir passa por trazer a conscientização por meio de palestras, workshops, rodas de conversa”, explicou a defensora.

O curso de 12 horas atraiu servidores de diversas secretarias, que poderão repassar esse conhecimento dentro dos seus setores. A ouvidora da Secretaria de Estado de Administração (Sead), Cintia Albuquerque, comentou que, apesar de lidar constantemente com o assunto, descobriu novas informações que podem auxiliá-la na tomada de decisão.

“Como ouvidora, eu sei que as pessoas chegam até mim para contar uma situação de um colega que está repetidamente reproduzindo uma situação, brincadeiras de mau gosto. Se uma brincadeira te humilha, te deixa numa situação desconfortável, ela já não é brincadeira. Esse conhecimento vai me ajudar totalmente no meu dia a dia”, disse.

A tenente Jordana Gonzaga, chefe do Departamento de Ensino da Defesa Civil, ressaltou que é preciso espalhar esse conhecimento para haver uma mudança em total a sociedade. “Compreender como funciona e como o assédio acontece faz a gente criar objetivos de ambientes mais confortáveis, ter uma sociedade mais segura, incluir pessoas. E esse curso vem fortalecer a igualdade com direitos humanos, combater a discriminação e principalmente garantir o sigilo das denúncias quando elas acontecem”, refletiu.

O curso faz parte da missão da DPE-AM que também promover educação em direitos, como destacou Rachel Marinho. “A Defensoria Pública atua na educação e direitos. Dar palestras sobre conteúdos que permeiam o mundo jurídico e permeiam as atividades sociais da vida em comum é uma das funções do defensor público e da Defensoria Pública. Além disso, a Defensoria também atua de forma combativa. Nesse caso específico, combate ao assédio, por meio de ações judiciais, orientação e recomendações também para órgãos ou empresas. Então, a Defensoria tem um amplo espectro de atuação com relação a esse tema”, explicou a defensora.

Texto: Thamires Clair
Foto: Marcus Bessa/DPE-AM

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo