Cerimônia marca início do biênio 2025-2027 e reforça parceria entre instituições em prol da democracia e da população
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas esteve presente na cerimônia de posse da nova gestão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para o biênio 2025-2027. A desembargadora Carla Reis assumiu o cargo de presidente, enquanto a desembargadora Nélia Caminha Jorge tomou posse como vice-presidente e corregedora, formando a primeira gestão composta simultaneamente por duas mulheres nos mais altos cargos da Corte Eleitoral do Estado.
O Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, destacou a relevância histórica do momento, parabenizou as magistradas pela conquista e reiterou o compromisso da Defensoria em colaborar com futuras parcerias que beneficiem a população amazonense. Segundo Barbosa, “essa gestão vai trazer muitas coisas boas pro estado do Amazonas e para a democracia. E isso impacta diretamente na Defensoria, porque nós cuidamos das pessoas.”
Em abril de 2024, a DPE-AM e o TRE/AM estiveram juntos em uma ação que permitiu a realização de mais de dois mil atendimentos no mutirão “Mo’yha Aikawiano Hanuat Ko’i Pyt’awa Hap – Acesso a Direitos”, na comunidade indígena Nossa Senhora de Nazaré.
A comunidade, que fica a nove horas de barco da sede do município de Maués, na região do Alto Marau, dentro da Terra Indígena Andirá-Marau, teve à disposição serviços que incluíram emissão de título eleitoral, troca de local de votação e aquisição de duas novas seções eleitorais. Foram mais de 400 atendimentos só voltados para questões eleitorais.
“A gente espera que, esse ano, já que deu certo essa primeira parceria, que a gente consiga ampliar, sempre auxiliando o Tribunal, sempre auxiliando as demais instituições para conseguir que o maior número de pessoas possam participar desse momento tão importante da democracia”, disse o DPG, referindo-se às eleições de 2026.
Combate a desinformação
A desembargadora Carla Reis disse que sua gestão será marcada pela participação e pelo combate à disseminação de ódio e desinformação. A magistrada agradeceu o apoio de familiares, desembargadores, servidores e colaboradores da Corte e reforçou seu compromisso ao lado da vice-presidente, Nélia Caminha.
“O cenário que se desenha é desafiador porque seremos responsáveis por organizar e preparar as eleições gerais vindouras do ano de 2026. Mas, afirmo aos senhores que será com o máximo respeito e zelo às instituições democráticas, evitando e combatendo toda a disseminação de ódio e/ou desinformação, assegurando o próprio Estado de direito muito ameaçado nos últimos anos pela polarização política, de modo que nossa luta será em espírito de união, trabalho árduo e dedicação”.
Texto: Thamires Clair
Fotos: Patrick Artiago