Acontece de 17 a 21 de junho, o Programa Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal, nos municípios de Humaitá e Lábrea, no Sul do Amazonas. A ação, que é realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conta com mais de 50 instituições para promover acesso à justiça nesta região. A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participa da programação com assistência jurídica em todas as suas áreas de atuação e com atividades de educação em direitos feitas com a comunidade.
Durante cinco dias, nos dois municípios, a DPE realizará atendimentos na área da família, criminal, registro público, entre outros.
A programação da ‘Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal’ acontece em Humaitá de 17 a 19 de junho, no CETI tarcila Prado de Medeiros Mendes, BR230 KM 3,5, S/N, São Cristóvão.
Em Lábrea, de 20 a 21, no CETI – Agostinho Enersto de Almeira, Rua Agostinho Enersto de Almeira, S/N, Bairro Pantanal.
Para a defensora pública do Polo Purus, Amanda Farias, tudo que estiver ao alcance da Defensoria será feito durante o Programa ‘Justiça Itinerante’. “Seja na área da família, na área de registros públicos, não iremos restringir por área. Iremos atentar todas as áreas. O que mais tem aparecido pra gente é voltado aos Registro Públicos, com isso nós já encaminhamos para o cartório e muitos deles já tem o caso resolvido no mesmo dia.”, afirmou.
Outros serviços também serão ofertados, como emissão de documentos, ingresso em ações trabalhistas, fundiárias, ambientais, além de oficinas e rodas de conversa.
Texto: Tayara Wanderley